A equipa do Clube Desportivo Cova da Piedade venceu, por 3-1, esta tarde, no Pavilhão Desportivo Municipal de Sampaio, Sesimbra, a formação da União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, o jogo da final da Taça AFS, em futsal sénior masculino.

 

Um evento que contou com cerca de 200 adeptos na bancada do recinto sesimbrense, que muito contribuíram para uma tarde animada e de grande promoção ao futsal da região, onde imperou o fair play dentro e fora da quadra.

 

No lançamento da final, os treinadores das equipas finalistas haviam previsto um jogo equilibrado e foi o que aconteceu, mas na primeira metade do desafio. Na verdade, a antevisão de Rogério Gaspar (Quinta do Conde) e Bruno Pereira (Cova da Piedade) ficou desequilibrada na segunda parte da final, período no qual os piedenses fizeram valer a eficácia.

 

Com a arbitragem a cargo de Telmo Batista (1.º árbitro), Pedro Pereira (2.º árbitro e Flávio Sá (cronometrista), o jogo de atribuição da Taça AFS começou com os quintacondenses a exibirem melhor circulação da bola perante um adversário que, apesar de tudo, apresentou-se sólido nas marcações e sem desviar os olhos da baliza contrária.

 

Esta toada manteve-se até à entrada dos últimos 10 minutos da primeira parte, altura em que o pé direito de Tiago serviu de arma certeira para inaugurar o marcador a favor da União da Quinta do Conde.

 

Com o placard colorido de verde e amarelo, os piedenses não perderam tempo em querer dar os seus tons grenás ao marcador do recinto sesimbrense. E, bastou menos de um minuto após o golo sofrido para Miguel Noronha assinasse o tento da igualdade, fruto de um remate forte e colocado.

 

Com o empate fixado, as duas equipas sabiam que este era um parcial que não servia a ninguém e aceleraram movimentos. Todavia, até ao intervalo, não houve mais golos, porque apesar das tentativas, valeram as boas intervenções dos guardiães.

 

Mais Piedade no recomeço

 

As duas equipas reentraram na quadra com uma renovada lição que permitisse passar o exame dos derradeiros 20 minutos e isso seria sinónimo da conquista do troféu, a quem melhor interpretasse.

 

E, dessa aula técnica, foram os da Cova da Piedade os que saíram com melhor nota.

 

Com 5 minutos decorridos, o público assistiu à melhor jogada do desafio. O guarda-redes piedense, Ricardo Sá, não hesitou em sair a jogar com a bola nos pés e dessa arrancada, desenhou-se o segundo golo do Cova da Piedade, a concluir uma bonita jogada coletiva, que teve no remate de Samuel Noronha, o toque final.

 

Com a vantagem adquirida, a equipa da Cova da Piedade não permitiu grandes veleidades aos quintacondenses, cuja reação mostrou-se inconsistente perante o acerto defensivo dos piedenses. Além, de que a formação de Bruno Pereira nunca tirou os olhos da baliza à guarda de Luís.

 

Não foi por isso de estranhar que, a menos de 10 minutos para o apito final, a firmação da Cova da Piedade voltasse a festejar, em mais um golo de contra-ataque, que não precisou de mais de três toques para que a bola entrasse na baliza quintacondense.

 

Mais uma vez, Ricardo Sá iniciou a jogada que Samuel Noronha viria a finalizar. Rápido, bonito e eficaz… O Cova da Piedade adiantava-se para um 3-1 e o troféu já não fugiria.

 

Rogério Gaspar, nos últimos 5 minutos, aplicou a estratégia do 5 para 4, mas não foi suficiente para anular a desvantagem.

 

O Cova da Piedade venceu o jogo. Os adeptos libertaram festejos entusiasmados numa comunhão muito animada com os jogadores vencedores. Um clima de grande cumplicidade, que deve ser enaltecido e que muito abrilhantou o evento.

 

Não menos relevante foi o fair play com que jogadores e adeptos da União da Quinta do Conde assumiram o desfecho, e que muito contribuiu para a jornada positiva em nome do futsal da nossa região.

 

Nota de agradecimento para a Associação Cultural e Desportiva da Cotovia, que a convite da AF Setúbal, exibiu a sua classe de hip hop, “Scumies”, que animou a bom ritmo e de forma espetacular o período do intervalo do jogo.

 

Refira-se que estiveram presentes no evento dirigentes da AF Setúbal [Francisco Cardoso, presidente da Direção; João Aires, vice-presidente Desportivo; Carlos Sevilha, vice-presidente Administrativo; Carlos Carmelo (diretor); Pedro Peixoto e Rui Macau (Conselho de Arbitragem)], dos dois líderes diretivos dos clubes finalistas [Paulo Veiga,Cova da Piedade, e José Ferreira, UDR Quinta do Conde] e o presidente da Junta de Freguesia do Castelo – Sesimbra, Francisco Jesus, que a par do presidente da Direção da AF Setúbal, entregou a taça aos vencedores.