Na presença de cerca de duas centenas de entusiastas adeptos, as equipas seniores femininas do Futsal Feijó/AD Laranjeiro e Feijó e do Clube Recreativo Desportivo Miratejo disputaram, no Pavilhão Desportivo Municipal da Quinta do Conde, Sesimbra, a final da Taça AFS.

 

Libertado o apito inicial, a equipa do Feijó/Laranjeiro entrou mais forte na partida e ganhou vantagem no marcador (1-0) por intermédio de Ayslyne Silva, a concluir um bom trabalho individual.

 

Todavia, a reação da formação de Miratejo não se fez esperar e fruto de uma rápida transição ofensiva, Andreia Guerreiro rematou com sucesso para o fundo da baliza. Estava feita a igualdade a uma bola.

 

O empate, com que se chegou ao intervalo, podia, ainda assim, ter sido desfeito ainda na primeira metade, não fosse a pontaria desacertada das futsalistas do Feijó/Laranjeiro, na sequência de duas oportunidades de livre de 10 metros.

 

No segundo tempo, a turma de Miratejo apresentou-se mais rápida na circulação da bola, fato que permitiu criar boas oportunidades para marcar.

 

Contudo, as adversárias conseguiram superar essa fase do desafio e voltaram a reequilibrar a contenda, conferindo uma agradável competitividade.

 

A pouco mais de três minutos para o final do jogo, Patrícia Ferreira acabou com as contas, ao assinar o 2-1, favorável ao Feijó/Laranjeiro, depois de rematar uma boa jogada coletiva de contra-ataque.

 

Poucos segundos após o reinício do desafio, uma decisão técnica da equipa de arbitragem composta pelos árbitros João Serra e André Marques, que contou com Wadmilson Costa, na função de cronometrista, não foi bem aceite do lado do Miratejo.

 

Dos protestos resultou a mostragem de um cartão vermelho a uma atleta do Miratejo.

 

O desacordo com a decisão técnica dos árbitros, acabou por levar as jogadoras do Miratejo a deixar correr o tempo restante do jogo – cerca de dois minutos – que se esgotaram, sem que impera-se a natural competitividade que se impunha.





 

Entregue o prestigiado troféu e festejada a conquista por parte das jogadoras e equipa técnica do Futsal Feijó/AD Laranjeiro e Feijó, e sob os aplausos das adversárias, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, não hesitou em reforçar que “a AFS sempre defendeu, defende e vai continuar a defender com grande vigor o fair play, atitude essencial para dignificar a competição em todos os momentos”.

 

“Em competição, independente do desfecho final, há que valorizar, sempre, e em quaisquer circunstâncias, as boas práticas e cabe, também, de forma bem vincada, aos responsáveis dos clubes assumirem e promoverem igualmente este desígnio que deve ser comum a todos os agentes ligados ao desporto”, registou o líder associativo.

 

Francisco Cardoso lembrou ainda que “uma das fortes apostas da Direção da AFS para este mandato visa dinamizar e fortalecer a prática competitiva no feminino, seja no futebol ou no futsal. Um desafio que, para ser concretizado, deve envolver todos quantos assumem responsabilidades no âmbito de ação desta prática, e a quem se deve reconhecer mérito pela dedicação”.  

 

Refira-se que a convite da AF Setúbal, presenciou o evento, o presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Vítor Antunes.

 

Os vices-presidentes da AFS, João Aires e Carlos Sevilha, bem como Carlos Carmelo, elemento da Direção, a par do vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da AFS, Pedro Peixoto, e Rui Macau, elemento do CA, assistiram igualmente ao desafio.

 

 

 

 

 

Declarações do treinador do Futsal Feijó/AD Laranjeiro e Feijó, Paulo Santos

 

 

 

 

Declarações do treinador do Clube Recreativo Desportivo Miratejo, Vítor Ramos