Começou esta tarde, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, a jornada das decisões do melhor futebol de praia nacional. Um arranque que definiu os finalistas que vão lutar pelo título maior da modalidade, as duas equipas despromovidas e, naturalmente, o par de formações que vão seguir a jogar no patamar mais elevado.

A tarde de emoções no areal setubalense começou com o Sporting a carimbar o acesso à final, depois de vencer, por 4-2, a Casa do Benfica de Loures.

O segundo finalista é o Braga, atual detentor do título, que impôs-se, com um confortável 10-5, sobre o Belenenses.

A grande decisão quanto ao vencedor da edição 2016 da Divisão Elite, está marcada para este domingo, a partir das 18h15.

Sadinos justificam manutenção

A esmagadora maioria dos cerca de 1200 espetadores que preencheram as bancadas do recinto municipal instalado no Parque Urbano de Albarquel ficaram animados com os desafios onde foi discutida a presença na final, mas foi quando os jogadores do Vitória entram em campo que se fizeram ouvir de forma bem vincada.

Com as claques vitorianas bem representadas e com o presidente do clube, Fernando Oliveira, na bancada, o Vitória apenas precisou de pouco mais de um minuto para ganhar vantagem no marcador. Um golo assinado pelo guarda-redes italiano Battini, com um pontapé forte arrancado ainda na sua área, ele que reforçou a equipa sadina no jogo de todas as decisões.

Aliás, foi em boa hora que o Vitória apostou no guardião transalpino, já que Battini além de marcar foi o herói de um jogo em defendeu tudo e mais alguma coisa no areal setubalense. Uma exibição que a cada defesa de vulto era celebrada como se de um golo favorável aos vitorianos se tratasse.

Motivados com a solidez defensiva, a equipa da casa não demorou a construir o segundo tento. Um remate de Nuno Tavares levou a bola para o fundo das redes varzinistas, conferindo aos verde e brancos uma vantagem preciosa, no final do 1.º período.

Nos segundos 12 minutos, o Varzim reagiu. Primeiro com uma bola na barra da baliza de Battini, uma ameaça que acabou por surtir efeito a cinco minutos do final da etapa intemédia, momento do golo do Varzim ao qual o guarda-redes vitoriano não conseguiu evitar.

No 3º e derradeiro período do desafio, Nuno Tavares ganhou uma grande penalidade, mas o árbitro entendeu que o setubalense, antigo internacional luso, demorou demasiado tempo a cobrar. Perdeu a oportunidade.

Até ao final do jogo, o Varzim tentou chegar à igualdade, mas os vitorianos mostraram-se firmes e não deixaram fugir um triunfo que valeu a conquista do grande objetivo da época: a manutenção na divisão maior do futebol de praia português.

Treinador elogiou jogadores

Américo Ribeiro, treinador do Vitória, mostrou-se visivelmente feliz no final do jogo.

“Conseguimos! Os jogadores foram fantásticos na entrega ao jogo mais importante da época. Continuamos na Divisão Elite e isso é muito importante para o futebol de praia da nossa região”, destacou o técnico, que não hesitou em fazer um sublinhado especial à grande exibição do guarda-redes italiano Battini. “Foi extraordinário”, reconheceu.

O treinador do Vitória aproveitou ainda para agradecer aos adeptos vitorianos e aos todos os setubalenses que foram muito importantes no apoio à equipa. “Hoje, com certeza, muitos, tiveram a oportunidade de ver a nossa equipa e acredito que o futebol de paia do Vitória marcou muitos pontos a favor em nome do futuro da modalidade”.

Refira-se que no outro jogo do play out da Divisão Elite, a equipa do Amigos da Paz venceu o Leixões, por 5-4, e tal como o Vitória assegurou a manutenção.

No que respeita às decisões do Campeonato Nacional, o segundo patamar competitivo, as equipas do Nacional da Madeira e Vila Franca do Rosário garantiram a subida à Elite, depois de derrotarem, este sábado, as formações de Sotão (3-2) e Chaves (5-3), respetivamente.

Os conjuntos vencedores disputam a conquista do título nacional este domingo, a partir das 17 horas.

O fim-de-semana competitivo é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e a colaboração da Associação de Futebol de Setúbal.