O novo campo de futebol de praia de Setúbal, localizado no Parque Urbano de Albarquel, serve de palco à realização das fases finais dos campeonatos nacionais (Elite e Nacional) de futebol de praia.

Depois de no verão passado Sesimbra ter acolhido a etapa de todas as decisões, cabe desta vez a Setúbal, que este ano assume o estatuto de Cidade Europeia do Desporto, receber a grande festa competitiva do melhor futebol de praia português, num recinto recém criado, e que para este fim de semana vai apresentar-se renovado, depois da instalação de bancadas amovíveis, com capacidade para sentar mais de um milhar de espetadores.

Será, portanto, neste cenário à beira do Sado que a discussão pelos títulos nas duas divisões oficiais da modalidade, sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, vão aquecer emoções e no qual o Vitória vai tentar segurar a sua presença no patamar mais alto. 

Aliás a presença do Vitória será certamente um motivo de redobrado interesse dos setubalenses em marcar presença neste que é o maior evento da modalidade até agora realizado em Setúbal.

Arranque no sábado pouco antes da uma

Os jogos começam no sábado com as meias finais do Campeonato Nacional. A partir das 12h45, as equipas do Nacional da Madeira e do Sotão discutem o acesso ao jogo do título, o mesmo acontece com Chaves e Vila Franca do Rosário, mas num embate a começar às 14 horas.

Refira-se que os vencedores deste encontros, que garantem, desde logo, a promoção à Divisão de Elite na próxima época, vão decidir no domingo, a partir das 17 horas, o título de campeão do segundo patamar competitivo.

CMTV transmite em directo

No que respeita à prova maior (Divisão de Elite) as emoções no areal setubalense começam a fazer-se sentir no sábado, a partir das 15h30, com o jogo Casa do Benfica de Loures - Sporting.

Pouco depois, às 16h40, Braga e Belenenses iniciam um desafio, que tal como o antecedente, visa apurar os dois finalistas que vão decidir a conquista do título.

Refira-se que estas duas partidas vão ser transmitidas em directo pela CMTV.

Aliás, a estação voltará a apontar as câmaras para o areal sadino, do domingo, a partir das 18h15, altura em que está agendada a grande final.

Vitória tenta manter estatuto de Elite 

Ainda que sem transmissão televisiva, a participação do Vitória neste fim de semana competitivo promete centrar os olhares de milhares de vitorianos e setubalenses em Albarquel no apoio à equipa da casa.

O conjunto do Vitória vai lutar pela manutenção na Divisão Elite, num jogo de tudo ou nada, que está marcado para este sábado, a partir das 18 horas, frente ao Varzim.

Igualmente a discutir a permanência neste escalão vão estar Amigos da Paz e Leixões, cujo encontro começa às 19h45.

O fim de semana competitivo é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e a colaboração da Associação de Futebol de Setúbal, e é o primeiro grande evento desportivo a realizar no novo campo de futebol de praia do concelho.