O Selecionador Nacional, Hélio Sousa, 46 anos, natural de Setúbal e antigo jogador do Vitória, conquistou este sábado o seu primeiro grande título em nome de Portugal, na qualidade de principal responsável técnico, depois de a jovem equipa da Quinas derrotar, após a marcação de penáltis (1-1, no tempo regulamentar – 5-4, nas grandes penalidades), a congénere espanhola, no jogo da final da competição disputado em Baku, Azerbaijão.

Há seis anos ao serviço das Seleções Nacionais, sempre com reconhecido trabalho, Hélio Sousa liderou um grupo de jovens futebolistas de eleição. Uma equipa que apenas sofreu um golo (no jogo de atribuição do troféu) nos seis jogos disputados na fase final da competição que com inteiro mérito acabaram por vencer com justificado mérito aquele que é o sexto título conseguido por Portugal neste escalão, após 13 anos desde a última conquista.

Recorde-se que Hélio Sousa foi um dos futebolistas campeões do Mundo por Portugal, em 1989, pelos sub-20.

O setubalense começou a dar os primeiros pontapés na bola com a camisola do CCD Brejos de Azeitão, notabilizou-se como futebolista profissional ao serviço do Vitória de Setúbal, clube pelo qual venceu uma Taça de Portugal, em 2006.

O carismático capitão do Vitória seguiu a carreira de treinador, tendo, nessa condição, levado o seu clube do coração a uma final da Taça de Portugal.

Igualmente com treinador, desempenhou no seio da AF Setúbal, instituição que, justamente, distingui-o o ano passado pela carreira, dedicação e pelos serviços prestados ao futebol.

A Associação de Futebol de Setúbal felicita Hélio Sousa, jogadores, dirigentes e demais elementos da comitiva que representou a Federação Portuguesa de Futebol nesta jornada gloriosa para o futebol nacional.

Parabéns Portugal!