A vitória no Grupo 6 da Fase Zonal, disputado nos dias 4 e 5 de janeiro, em Águas de Moura, abriu as portas à seleção distrital da AF Setúbal sub-17 pela discussão do título da edição 2019 do Torneio Nacional Interassociações de futebol feminino, na variante de futebol de 9, cuja Fase Final arranca, esta segunda-feira, em Évora.

O nosso selecionado distrital partiu este domingo para terras alentejanas com a bagagem reforçada pela motivação e ambição de um conjunto de jovens jogadoras que têm vindo a mostrar uma significativa evolução decorrente do trabalho que continua a ser reconhecido pelos clubes formativos da nossa região.

Isso mesmo foi destacado nos instantes que antecederam a partida para Évora. O presidente da Direção da AF Setúbal não hesitou em saudar a presença das atletas, a quem desejou “mais uma boa jornada competitiva, na qual possam exibir o seu talento”.

Francisco Cardoso, à semelhança de ocasiões do género, vincou a palavra fair-play, que deve nortear o comportamento do grupo ao longo do torneio e reiterou o agradecimento aos clubes do universo associativo pelo grande trabalho que têm vindo a desenvolver em nome do futebol feminino, o qual ganha, igualmente, projeção com as representações das seleções distritais.

Na antevisão do plano competitivo, João Pedro Valente, selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, começou por lembrar que o primeiro objetivo foi conseguido”, a propósito da qualificação, fruto da vitória no grupo da Fase Zonal, o que apurou a nossa seleção para o conjunto de oito equipas que vão lutar pelos lugares cimeiros de uma classificação, onde constam os nomes de 21 seleções congéneres.

O primeiro embate, de três a disputar, é esta segunda-feira, diante da AF Braga, a qual venceu o Grupo 3, na fase Zonal.

“Vai ser um jogo muito difícil e exigente. Braga tem algumas atletas com experiência ao serviço da Seleção Nacional, mas acreditamos muito no potencial do nosso grupo”. “Se formos fiéis aos nossos princípios, porque ambição existe, estaremos em condições de tudo fazer para vencer”, registou, confiante.


Recorde-se que a seleção da AF Setúbal mede forças esta segunda-feira, a partir das 9h30, no Complexo Desportivo de Évora, diante a AF Braga, no primeiro desafio da prova que terminará no dia 17.

O desfecho deste encontro inaugural ditará o adversário seguinte, no âmbito do enquadramento competitivo da competição.