Uma noite de particular entusiasmo em nome do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica foi vivida este sábado, numa unidade hoteleira, no Monte de Caparica, na presença de mais de 400 pessoas, entre responsáveis autárquicos, dirigentes associativos, técnicos, atletas e demais sócios, funcionários e amigos do emblema caparicano, no âmbito da gala comemorativa que assinalou o 75.º aniversário do clube de referência da Costa da Caparica.



Uma celebração vincada pela dinâmica à volta do futebol, modalidade de eleição no seio do GD Pescadores da Costa da Caparica, que conta cerca de 300 praticantes em todos os escalões etários, e que avança com renovado crescimento e ambição.

Esta garantia ficou espelhada na “relevante moldura humana“ presente no evento comemorativo, que o presidente da Direção do clube, António Martins, começou por saudar e destacar, na sua intervenção institucional, como sinónimo da “grandeza do clube que a tantos diz muito”.

Um emblema que de acordo com o dirigente “tem vencido barreiras, fomenta hábitos saudáveis e forma homens e mulheres no desporto e na vida”.

Num dia em que foi evidenciado o orgulho do sentimento de “Ser Costa” e recordados todos os impulsionadores que ao longo da história têm contribuído “de alma e coração” para levar o nome do clube, dos caparicanos e da Costa da Caparica além-fronteiras, o presidente do GD Pescadores, lembrou que apesar das dificuldades “o clube nunca deixou qualquer criança impossibilitada de praticar desporto”.


António Martins realçou a construção da Sala do Atleta, espaço dedicado à complementaridade com a ação escolar, o investimento em iluminação no campo de futebol e noutros equipamentos de apoio, os quais têm melhorado as condições do desenvolvimento desportivo.

Condições que o dirigente deseja ver alargadas, no âmbito das infraestruturas, mas que “compromissos assumidos há mais de 10 anos por entidades públicas” têm travado a ambição.

“A continuidade do clube depende da concretização dos compromissos assumidos”, sublinhou António Martins, lembrando que 75 anos de história é muito tempo e que devem ser honrados.

Num reconhecimento, pela dedicação e trabalho fundamental, a todos os dirigentes, técnicos, atletas, sócios e parceiros do clube, o presidente do GD Pescadores da Costa da Caparica salientou que “a maturidade abre caminho a novos desafios” que permitam um reforças da valorização das condições físicas e humanas.

“O Desportivo é um emblema de referência no concelho e na região e um parceiro da comunidade”, rematou António Martins com um “Viva ao Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica”!

Presidente da AF Setúbal elogiou dinamismo

O futebol é a modalidade que marca o historial do GD Pescadores, facto salientado pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, na ocasião comemorativa do emblema filiado no universo associativo.

“A quantidade significativa de pessoas que se associaram a esta sessão festiva diz bem da força que o clube demonstra. Um emblema com grandes tradições no nosso futebol e que, fruto do trabalho de todos os seus dirigentes e demais representantes, está a caminhar no sentido de um renovado futuro”, elogiou Francisco Cardoso.


António Martins exibe a lembrança comemorativa do clube entregue por Francisco Cardoso em nome da AF Setúbal

A envolvência do GD Pescadores no processo de Certificação de Entidades Formadoras e a dinâmica que está a ser promovida pelo futebol feminino foram dois pontos focados pelo líder diretivo da AF Setúbal, que não hesitou em reforçar a necessidade que o clube tem em ver alargadas as suas infraestruturas para dar seguimento às ambições desportivas.

Autarcas assumiram proximidade

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins, manifestaram particular saudação pela comemoração dos 75 anos de vida do emblema caparicano e reconheceram a importância de visar soluções, sustentadas com a proximidade do apoio autárquico, para acautelar o futuro do clube.


Numa noite de “grande alegria e união muito especial” a edil almadense felicitou o GD Pescadores pela “energia demonstrada aos 75 anos de vida”.

Inês de Medeiros adiantou que a Costa da Caparica vai ser alvo de grandes transformações e que o clube, sobre o qual tem identificado os respetivos problemas, deverá acompanhar o seu desenvolvimento e crescimento.

O presidente da junta de freguesia local, elogiando “a força das pessoas que estão a revitalizar o emblema”, reconheceu que o GD Pescadores está com os olhos postos no futuro, pelo que é necessário corrigir os erros passados, para permitir o crescimento do clube”, registou José Ricardo Martins.

Desfile de homenagens e distinções

A noite de gala dos 75 anos do GD Pescadores da Costa da Caparica pontou, ao ritmo de fortes aplausos, um vasto leque de distinções e homenagens.

Sócios de Mérito e Honorários, com 25 e 50 anos de filiação, funcionários, parceiros institucionais, atletas, técnicos e dirigentes foram brindados pela sua ligação e desempenho desportivo e ético no seio do clube que no dia de festejar o seu 75.º aniversário destacou o futebol de praia, como uma das modalidades do ano, e o futebol feminino (Projeto do Ano).