Joaquim Inácio de Almeida, antigo árbitro que atingiu o estatuto internacional em representação da AF Setúbal e fundador e antigo presidente do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro, faleceu esta sexta-feira, no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, tinha 88 anos.

No que respeita ao percurso de árbitro de futebol e árbitro assistente, alcançando o estatuto internacional, entre 1977/78 e 1980/81, Inácio de Almeida teve o ponto alto mais alto da carreira a nível das provas europeias, aquando da sua participação, enquanto árbitro assistente, na final da Taça dos Campeões Europeus, realizada em 28 de maio de 1980, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, Espanha, entre as equipas do Nottingham Forest Football Club (Inglaterra) e do Hamburger Sport-Verein (Alemanha), cujo troféu foi ganhou pelos ingleses, depois de vencerem, por 1-0.

Terminada a carreira de árbitro, Inácio de Almeida manteve-se ligado à arbitragem, sempre com grande proximidade no Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro, o qual ajudou a fundar em 15 de setembro de 1967, sendo considerado uma referência incontornável da história do núcleo barreirense e da arbitragem distrital.

Integrou a Comissão de Apoio Técnico da FPF, a Comissão de Análise e a Comissão de Assessoria, ambas na Liga de Clubes.

Face às contingências do momento, relacionadas com a propagação do COVID-19, não haverá lugar à realização de cerimónias fúnebres de âmbito público.

Neste momento de profundo pesar, a Associação de Futebol de Setúbal apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos de Joaquim Inácio de Almeida e ao Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro.