O Grupo Desportivo de Alfarim assinalou esta quarta-feira, no pavilhão do clube, os seus 43 anos de historial.

Na presença de diversas individualidades em representação das autarquias locais, movimento associativo local e regional, dirigentes dos órgãos sociais e associados do clube, os 43 anos do GD Alfarim vicaram a evolução da dinâmica desportiva e das condições das infraestruturas do emblema sediado no concelho de Sesimbra.

José Fernando Dias, presidente da Direção do GD Alfarim, na sua intervenção solene, não hesitou em declarar que este foi mais um ano em que os melhoramentos das infraestruturas “estão à vista de todos”, apontando para a requalificação das instalações do complexo de futebol, no qual foi promovido um auditório e renovados os balneários.

Um conjunto de obras que vem reforçar outras iniciativas do género antes concretizadas, em nome de dos seus praticantes e associados, mas que José Fernando Dias não dá por concluídas, porque “há sempre mais coisas para fazer e temos essa ambição”, assegurou o dirigente, agradecendo o apoio dos sócios e das entidades locais.


No plano da atividade desportiva, José Fernando Dias, não esqueceu o salto quantitativo e qualitativo da dinâmica do GD Alfarim, que “tem honrado a freguesia, o concelho e a região pelo país fora, através das nossas equipas”.

“Fomos campeões nacionais de futebol de praia, num momento histórico para o clube, que muita nos orgulha e hoje estamos na elite da modalidade”, destacou o presidente do clube, realçando a importância dessa representatividade, no âmbito da AF Setúbal.

O futebol é a modalidade maior do GD Alfarim e o presidente enalteceu na cerimónia mais um registo de particular relevo. “Desencadeamos o processo de Certificação de Entidades Formadoras FPF e fomos o primeiro clube do concelho e um dos primeiros do distrito a conseguir esse reconhecimento de qualidade para a nossa formação”, sublinhou José Fernando Dias, agradecendo a todos os que contribuíram para a conclusão do processo federativo.

AF Setúbal realçou obra feita

A convite do emblema aniversariante, a Direção da AF Setúbal fez-se representar pelo diretor Amadeu Mota, o qual não hesitou em saudar os 43 anos de vida do GD Alfarim e destacar “a importância social que a sua atividade desportiva representa para a comunidade local”.

Enaltecendo os “melhoramentos significativos que a Direção do clube tem empreendido”, Amadeu Mota realçou os apoios das entidades locais a estas obras “que muito contribuem para o fortalecimento das condições da atividade desportiva aos jovens no seio dos clubes que formam, não só atletas, mas também homens para a vida”, elogiou o diretor da AF Setúbal, antes de concluir, desejando renovados sucessos para o GD Alfarim.


O presidente da Direção do GD Alfarim, José Fernando Dias, exibe a lembrança institucional da AF Setúbal a assinalar os 43 anos do clube, entregue pelo diretor associativo Amadeu Mota 

Refira-se que a cerimónia solene do 43.º aniversário do GD Alfarim contou igualmente com as presenças dos presidentes da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes, e da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, os quais saudaram o aniversário do emblema local, reconhecendo e valorizando “o grande trabalho feito até aqui pela sua Direção e pelos seus associados”, que seguem a ambicionar mais e melhor para um clube com "uma identidade muito própria e património invejável no plano regional".

O Grupo Desportivo de Alfarim foi fundado em 5 de junho de 1976