A sede social do Futebol Clube Silveirense acolheu esta quinta-feira, à noite, a realização da cerimónia solene por ocasião dos 62 anos de vida do emblema sedeado no Alto do Seixalinho, Barreiro, num momento festivo que reuniu mais de duas dezenas de pessoas, entre dirigentes do clube, associados e convidados institucionais em nome de autarquias e coletividades locais.



 

O clube nasceu a 15 de fevereiro de 1956 por vontade de um grupo de jovens que elegeram a prática do futebol para competir em nome do seu bairro. Desde então, o FC Silveirense ganhou seguidores, esteve representado em edições de estreia de provas organizadas pela AF Setúbal.

 

Neste percurso, entre recuos e avanços, o clube tem vindo a recuperar a dinâmica, apesar de dificuldades com que se debate. “Está difícil podermos encarar a continuidade da prática do futebol de formação”, aludiu o presidente da Direção do FC Silveirense, António Pereira, na sua intervenção.

 

Obstáculos que apontam às limitações que o clube tem no âmbito das infraestruturas desportivas próprias e adequadas para dinamizar a prática competitiva, e com isso cativar praticantes.

 

“O bar é o único sustento do clube e, por si só, manifestamente insuficiente para levar a coletividade por diante”, lamentou o dirigente do FC Silveirense, emblema que reúne por esta altura cerca de 300 associados.

 

Clube com papel histórico relevante

 

O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, depois de agradecer o convite e felicitar o emblema aniversariante, não hesitou em que “o FC Silveirense tem força histórica relevante na cidade e assume um papel formador, pelo que é legítimo e desejável ver o clube com renovadas condições de apoio à prática desportiva”, reforçou o dirigente associativo, que representou a AF Setúbal a par do vice-presidente Desportivo, João Aires.



Francisco Cardoso, em nome da AF Setúbal, presenteou o clube com a entrega

de uma lembrança alusiva ao 62.º aniversário do FC Silveirense entregue ao

presidente da coletividade, António Pereira



O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, igualmente presente na sessão comemorativa dos 62 anos de vida do emblema do seu concelho, felicitou a coletividade a qual, confia, vai encontrar as soluções adequadas para ultrapassar as dificuldades com que se debate.

 

Refira-se que no âmbito da cerimónia foram atribuídos a associados diplomas de 25 e 50 anos pela filiação no Futebol Clube Silveirense.

 

O clube, no âmbito da AF Setúbal, conta com 25 atletas inscritos nos escalões de infantis, benjamins e traquinas.