O futebol nacional perdeu esta quinta-feira um dos protagonistas que começaram a despontar na nossa região. O antigo guarda-redes Neno faleceu, esta quinta-feira, aos 59 anos, vítima de doença súbita.

De seu nome Adelino Augusto da Graça Barbosa Barros, o guardião Neno começou a alimentar a paixão pelo futebol no seu país natal Cabo Verde, mas foi no Santoantoniense Futebol Clube, em Santo António da Charneca, Barreiro, que começou a jogar oficialmente, então com 13 anos.

As qualidades futebolísticas do jovem Neno não demoraram a ser reconhecidas e a ganhar projeção.

Integrou a seleção distrital de sub-15 da AF Setúbal e continuou a sua formação no FC Barreirense, clube pelo qual se estreou como sénior e o projetou para uma destacada carreira profissional, na qual representou o SL Benfica e V. Guimarães tendo regressado ao nosso distrito para vestir, entretanto, a camisola do Vitória FC, na época 87/88.

Venceu três campeonatos nacionais, três taças de Portugal e uma Supertaça, troféus que somou ao longo de uma carreira com mais de 300 jogos, onde constam nove internacionalizações pela Equipa das Quinas.

Depois de terminar o percurso de futebolista, em 1999, foi treinador de guarda-redes e assumiu funções de dirigente desportivo.

Neste momento de pesar, a Associação de Futebol de Setúbal, homenageando a memória do reconhecido jogador, endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Neno, num sentimento extensível a todos os emblemas que representou, com uma palavra institucional de particular confortação ao Santoantoniense FC, FC Barreirense e Vitória FC.

Foto: DR