É mais um registo recorde assente na dinâmica institucional dos nossos clubes em 93 anos de história da Associação de Futebol de Setúbal: a época 2019/2020 contou um total absoluto de 12902 praticantes inscritos nas provas oficiais.

Número que, apesar do grande significado, acaba por refletir um período competitivo das provas AF Setúbal, apenas compreendido entre 1 de julho de 2019 e 12 de março de 2020, sendo esta última data aquela que assinalou uma travagem inesperada numa época que fica marcada pelas contrariedades e consequências competitivas impostas pelos efeitos provocados pela pandemia do novo corona vírus, a Covid-19.

Recorde-se que uma época desportiva decorre entre 1 de julho e 30 de junho. Devido à retoma competitiva para conclusão, exclusivamente, da Liga NOS e da Taça de Portugal (final) a FPF decretou que a época 2019/20 termina a 3 de agosto.




Os números de eleição numa época atípica

Com cerca de menos três meses de atividade competitiva na época 2019/2020, e sem indicadores do futebol de praia, ficará, portanto, por saber, em concreto, qual seria o número real do aumento de praticantes no nosso universo associativo, sendo expectável que a fasquia das 13 mil inscrições seria atingida.

Contudo, a AF Setúbal e o seu honroso universo de clubes representantes voltaram a demonstrar um crescimento muito relevante, sinónimo de recorde.

Assim, a encurtada época 2019/2020, no que à AF Setúbal respeita contou um total absoluto de 12902 praticantes inscritos, o que representa um aumento de 4,57 por cento em comparação com a temporada anterior, a qual já vinha a seguir a tendência de crescimento.

No detalhe das percentagens, há indicadores que exibem o crescimento, por exemplo, do número absoluto de praticantes no feminino (19,8%), sendo que no futebol a evolução traduziu-se num aumento de 20,58 e de 17,32 por cento no futebol e no futsal, respetivamente.

No que respeita aos masculinos, nota para os 10,71 por cento de aumento quando a análise visa o futsal e uma subida de 3,85 por cento no número absoluto de praticantes de futebol.

O escalão de juniores, em ambas as variantes, registou um ligeiro decréscimo, tal como os petizes, no futsal, uma vez que, curiosamente, no futebol, este patamar etário de base viu repetido o valor em relação, sublinhe-se, à totalidade da época anterior.

Números que resultam de um grande trabalho e desenvolvimento promovido pelos mais de 100 clubes da nossa região que continuam, com reconhecido mérito, a dinamizar a atividade formativa e competitiva em nome do futebol, do futsal e do futebol de praia na nossa região.