A União Desportiva e Cultural Banheirense celebrou este domingo, à tarde, no ginásio da sede do emblema, o seu 33.º aniversário, numa sessão solene presenciada por cerca de meia centena de convidados, entre representantes dos órgãos sociais, associados, atletas e técnicos do clube, Câmara Municipal da Moita, União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e diversas entidades associativas locais e regionais.


Uma cerimónia na qual foi vincado o trabalho de todos quantos têm assegurado a dinâmica associativa e desportiva do clube sediado no concelho da Moita e que libertou o contentamento pela concretização de “um sonho há muito desejado”: o novo campo de futebol relvado.

Na verdade, a obra nasceu e a tão ambicionada realidade é hoje encarada como uma infraestrutura basilar para o reforço do desenvolvimento do futuro do futebol banheirense.

Espaço pronto a ser utilizado

“Neste aniversário, como é evidente, destacamos a construção do nosso Complexo Desportivo, inaugurado no passado dia 2 de junho, uma data que certamente ficará nas nossas memórias”, sublinhou a presidente da Direção da UDC Banheirense, no seu discurso solene.

“Ao chegar aos 33 anos de vida, e finalmente com aquele espaço pronto a ser utilizado, é gratificante. Conseguimos com investimento do Pedro Machado, da Escola de Futebol D. João I, com o apoio das autarquias e com muitas horas de trabalho”, reforçou, reconhecidamente, a líder diretiva do emblema, a propósito do novo recinto desportivo, dotado de um relvado artificial.

Será nesse novo campo, que vai crescer a esperança de ver o futebol sénior regressar à I divisão da AF Setúbal. “Como se costuma dizer há males que vêm por bem, e de facto esta descida [despromoção à II divisão, na última época] fez com que pessoas da terra, que gostam do clube nomeadamente o nosso atual treinador, Ricardo Pardal, voltasse para nós, para em conjunto voltar a dar ao futebol aquilo que o mesmo merece deste clube: proximidade ao clube, aos sócios, às pessoas da terra… Aquilo que ele nos trouxe quando passados tantos anos voltamos a ter futebol sénior, tendo sido ele o nosso primeiro treinador”, recordou a presidente.

Contudo, Helena Mira preside a um clube que tem vindo a alargar cada vez mais o seu cenário eclético e que vai espelhando meritórios registos competitivos bem como evidenciado o dinamismo das atividades de cariz popular. Uma evolução associativa, sinónimo de aumento da projeção do emblema banheirense que a dirigente destacou com particular “orgulho”.

“Deixamos o 32.º ano de vida da UDC Banheirense e entramos no 33.º com trabalho feito e muita atividade”, concluiu Helena Mira, com vivas à Baixa da Banheira, à UDC Banheirense e ao movimento associativo.

AF Setúbal desejou crescimento formativo

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, agradecendo o convite dirigido à instituição, não hesitou em reconhecer o trabalho que vem sido feito no seio da União Banheirense, um dos emblemas de referência do concelho, e reiterando a satisfação institucional pela concretização da mais recente infraestrutura desportiva, desejou “que o novo campo de futebol seja um fator determinante para o incremento do futebol de formação e que isso venha a potenciar o desenvolvimento sustentado da modalidade no clube”.

Francisco Cardoso e Helena Mira com a lembrança da AF Setúbal que assinala a passagem do 33.º aniversário da UDC Banheirense

 

O novo campo de futebol foi um dos principais temas de destaque das intervenções instituições, que sem exceção saudaram o emblema pela vitalidade, com o vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Daniel Figueiredo, a saudar as novas condições que o clube dispõe as quais deseja virem a ser produtivas para a União Banheirense e para o desporto local.

A sessão comemorativa do 33.º aniversário da União Banheirense reservou o tradicional momento para distinguir os sócios com 25 anos de filiação.

Recorde-se que a União Desportiva e Cultural Banheirense foi fundada em 18 de agosto de 1986.