O União Futebol Clube Moitense promoveu este domingo a cerimónia solene de inauguração do Campo N.º 2 do Complexo Desportivo do Juncal (recinto de futebol 11, com piso de relva artificial), evento que integrou as comemorações do 96.º aniversário do emblema do concelho da Moita.

“Um dia histórico para o União Futebol Clube Moitense”, afirmou, com grande entusiasmo, o presidente da Direção do clube, João Soeiro, no arranque do seu discurso festivo, assinalando que “em 2019 o clube passa a ter dois campos de futebol”, num engradecimento das infraestruturas desportivas que “fica a dever-se à teimosia de quem trabalha por quer fazer mais e melhor”.

Uma manifestação de particular regozijo que João Soeiro partilhou na presença de diversas personalidades convidadas para o evento, em representação de entidades locais, concelhias, distritais e nacionais, que testemunharam o resultado de uma obra que o clube ergueu, incentivado com um conjunto de apoios institucionais e sustentado no compromisso dos dirigentes do emblema.   

  

As candidaturas apresentadas à FPF, no âmbito do programa de apoio ao desenvolvimento do futebol, e ao IPDJ, ao abrigo do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas 2018 (PRID) foram destacadas por João Soeiro, o qual não hesitou em sublinhar, igualmente, os contributos avançados pela Câmara Municipal da Moita e Junta de Freguesia da Moita, “parceiros institucionais de excelência para o clube”.

O novo relvado está concluído e este domingo foi o centro das atenções no Juncal, mas o presidente do clube não esqueceu os dias de preocupação para ver garantidos os prazos de execução de uma obra que permite olhar para o futuro com renovada ambição.

“O clube tem, agora, condições que não tinha para garantir outra dinâmica da atividade e, com isso, poder visar a entrada de mais praticantes e reforçar a sua componente de formação”, salientou.

No remate da sua intervenção, João Soeiro, saudou a AF Setúbal pelo relacionamento e apoio institucional de proximidade que tem mantido com o clube e demais filiados, agradecendo a presença de todos os convidados “por engrandecerem um dia memorável para o emblema” e partilharem “um momento que resulta do enorme trabalho de todos os que me acompanharam diariamente com a sua dedicação e boa-vontade, porque, caso contrário, não tínhamos esta grande alegria”, reconheceu, com emoção.

AF Setúbal enalteceu obra importante

Em representação da Direção da AF Setúbal, ao convite endereçado pelo UFC Moitense, o vice-presidente Carlos Sevilha congratulou o emblema pela concretização de uma “obra muito importante para a vida do UFC Moitense, que demonstra a capacidade dos dirigentes do clube no trabalho pelo desenvolvimento do desporto e do futebol”.

O presidente da Direção do UFC Moitense, João Soeiro, exibe lembrança institucional que assinala os 96 anos do clube, entregue pelo vice-presidente da AF Setúbal, Carlos Sevilha

“Com este novo espaço, há mais qualidade e isso potencia a adesão de mais jovens para a dinamização da prática desportiva no seio do clube”, lembrando, todavia, que “traz, igualmente, mais responsabilidade”, pelo que “a qualificação” deverá ser tida em conta para o futuro, assinalou o dirigente associativo, antes de deixar palavras de agradecimento, “porque a AF Setúbal não dispõe de um espaço próprio”, pela colaboração e parceria do UFC Moitense na cedência das instalações no âmbito dos treinos das seleções distritais, felicitando o clube e a comunidade local pelo reforço das infraestruturas e desejando sucessos para o futuro da sua atividade.

FPF vincou melhoria das condições

Júlio Vieira, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, não hesitou em felicitar o clube pela concretização do novo espaço desportivo e de salientar que “a candidatura apresentada pelo UFC Moitense à FPF foi uma das 120 contempladas”, conferindo um apoio para que o clube tenha “mais e melhores condições”.

O representante federativo, ao elogiar o papel dos dirigentes benévolos que muito trabalham em prol dos clubes, para quem apelou à necessidade de um reconhecimento formal, “que se justifica”, e “porque a sua importância é determinante”, aproveitou a ocasião para sublinhar “que este reforço das instalações do UFC Moitense deve ser acompanhado pela aposta e envolvimento no processo de Certificação das Entidades Formadoras, em nome da qualidade dos jovens praticantes do futebol do clube e do seu futuro”.



IPDJ destacou cooperação institucional

Para o presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, Vítor Pataco, a inauguração do novo campo de futebol do UFC Moitense representa “mais um motor para o incremento da prática desportiva” e é resultado “da relevante cooperação institucional de diversas entidades que contribuíram para a sua concretização”.

O responsável da entidade estatal, enaltecendo o trabalho dos dirigentes do emblema moitense, desejou “que estas novas instalações sejam bem aproveitadas e que permitam o crescimento do clube e o atingir de renovados objetivos, fomentado a formação dos jovens e a promoção dos valores sociais”.

Autarquias locais assinalam relevante benefício

O vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Daniel Figueiredo, e o presidente da junta de freguesia local, João Miguel, valorizam o “trabalho que o UFC Moitense promoveu” ao edificar mais um importante espaço desportivo no concelho.

“Esta articulação que há entre entre as entidades, espelhou, neste caso, o benefício das instalações desportivas do UFC Moitense, mas sobretudo, representa um contributo para o desenvolvimento desportivo das nossas crianças”, evidenciou Daniel Figueiredo, em nome da Câmara da Moita, antes de reiterar o agradecimento aos dirigentes do clube pelo “trabalho desenvolvido para que a obra fosse uma realidade”.

Palavras de reconhecimento, igualmente partilhadas pelo presidente da freguesia moitense, João Miguel, o qual acompanhou “o assinalável esforço do clube pela concretização de uma obra significativa, que orgulha a terra, e que nasceu do trabalho das pessoas, a qual vai permitir renovadas condições para a atividade desportiva dos jovens”.

Testemunhos institucionais libertados no âmbito da cerimónia de inauguração do Campo N.º 2 do Complexo Desportivo do Juncal, a qual foi igualmente presenciada por dezenas de convidados, entre elementos dos órgãos sociais do clube, representantes das autarquias locais e associados.

Refira-se que antes do referido evento, o novo equipamento serviu de palco a um jogo inaugural realizado, em clima de grande animação, entre equipas infantis do UFC Moitense do FC Barreirense.


A inauguração do novo campo de futebol integrou as comemorações do 96.º aniversário do União Futebol Clube Moitense, emblema fundado em 1 de janeiro de 1923.