O Clube Associativo Santa Marta do Pinhal celebrou, esta quarta-feira, os seus 10 anos de vida associativa.

Na sessão solene comemorativa do emblema sediado na Freguesia de Corroios, Seixal, realizada no Jardim de Santa Marta do Pinhal, evento que reuniu representantes das autarquias locais, movimento associativo concelhio e regional, dirigentes dos órgãos sociais e associados do clube, a importância de ver concretizada a obra do futuro complexo desportivo do CA Santa Marta do Pinhal assumiu particular destaque.

Rogério Nogueira, presidente da Direção do CA Santa Marta do Pinhal, não se escusou a afirmar, no arranque do seu discurso festivo, que a celebração dos 10 anos de vida do clube assinalaram “um dia tão importante e uma marca bonita, cheia de simbolismo”, evocando “um grupo de pessoas se uniram em torno de um projeto que em pouco tempo se provou digno da população local”, o qual se assume, hoje, como “referência no nosso concelho e no nosso distrito”.

Uma década de historial e afirmação “com o apoio dos nossos parceiros, empresas e dos nossos autarcas e sempre assente no nosso lema “Unidos somos um só”, destacou o dirigente, antes de lembrar os dias de evolução de um emblema que olha confiante para o futuro, depois das dificuldades sentidas, a vários níveis, no período inicial da sua atividade.


Naturais ‘dores de crescimento’ que para Rogério Nogueira “ainda hoje nos servem de referência”, e que focam os seus responsáveis na máxima de “nunca desistir e lutar sempre, porque quem luta sempre consegue alcançar, e foi com trabalho e dedicação que conseguimos”.

Com os olhos no futuro, o clube segue para “uma mudança tremenda a nível estrutural, que irá exigir de todos nós mais trabalho, dedicação”, admitiu o dirigente, referindo-se à obra de construção do novo complexo desportivo, que contempla uma sede social e um pavilhão, “um sonho há muito desejado” e “mais do que merecido pelo clube e por todos que têm trabalho no seio do clube”, sublinhou.

A infraestrutura, que deverá estar concluída em janeiro de 2020, conta com o significativo apoio da Câmara Municipal do Seixal, autarquia saudada pelo líder diretivo do CA Santa Marta do Pinhal, a qual havia assumido, há um ano, através do edil Joaquim Santos, o compromisso de levar a cabo um ambicionado projeto “que serve não só o clube e, principalmente, a sua formação de futsal, como também a nossa população de Santa Marta do Pinhal”, salientou Rogério Nogueira, agradecendo “o investimento e a confiança depositada” dos autarcas locais.

A ambição do clube não se esgota, contudo, no novo complexo. “Estamos a trabalhar num futuro a médio/longo prazo para que em união e em parceria se consiga levar avante os projetos a que nos propomos e assim garantir uma longa e rica vida ao clube de Santa Marta, trabalhando sempre em prol do associativismo e ao serviço de todos”, concluiu o presidente da Direção do CA Santa Marta do Pinhal, não sem antes agradecer a todos quantos têm ajudado o clube a crescer.

AF Setúbal saudou investimento

Carlos Sevilha, vice-presidente da Direção da AF Setúbal, a convite do emblema aniversariante, representou a instituição associativa distrital na cerimónia solene dos 10 anos de vida do CA Santa Marta do Pinhal, e testemunhou, com satisfação institucional, a certeza de que dentro em pouco, “a edificação de um espaço coberto para a prática das suas modalidades em geral e do futsal em particular será um realidade”.

O dirigente da AF Setúbal não deixou de observar, destacando, o investimento que a autarquia do Seixal está a promover no concelho, “dotando os clubes e associações de melhores condições, em muitos casos de excelência”, lembrando que estas melhorias devem ser acompanhadas pelos clubes com renovada aposta estrutural e formativa.

Felicitando o CA Santa Marta do Pinhal pelo seu aniversário, Carlos Sevilha elogiou o rigor da gestão e admitiu que com o futuro equipamento as ambições deportivas do clube serão, naturalmente, maiores.


Rogério Nogueira, presidente do CA Santa Marta do Pinhal, recebeu das mãos de Carlos Sevilha, vice-presidente da AF Setúbal, uma lembrança institucional a assinalar o 10.º aniversário do clube

Reiterando a garantia de apoio institucional, no sentido de contribuir para o crescimento do emblema, o dirigente da AF Setúbal vincou a importância do clube entrar no processo de Certificação de Entidades Formadoras FPF.

As autarquias locais, nomeadamente a Câmara Municipal do Seixal, representada pelo vereador José Carlos Gomes, e a Junta de Freguesia de Corroios, pelo presidente Eduardo Rosa, felicitando o clube pelo seu aniversário, valorizaram “o trabalho e dedicação dos seus dirigentes em prol da evolução da atividade desportiva e dos seus atletas” e manifestaram o apoio institucional para continuar a dotar o CA Santa Marta do Pinhal das melhores infraestruturas para a prática desportiva.

O Clube Associativo Santa Marta do Pinhal foi fundado em 5 de junho de 2009.


Fotos: Amando Monteiro