A AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, em colaboração com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, levou a cabo este sábado, entre as 14 e as 19 horas, no campo n.º 2 do Estádio do Bonfim, uma ação de formação específica destinada a treinadores de futebol certificados com os níveis técnicos UEFA ‘C’, ‘B’ e ‘A’, a qual contou com o significativo registo de 148 inscrições.

No relvado secundário do estádio do Vitória FC, que acolheu técnicos, mais ou menos experientes, ligados ao futebol da nossa região e não só, coube ao professor Jorge Castelo assumir, na qualidade de preletor convidado, a condução de uma sessão denominada “Metodologia de Treino de Futebol”, que privilegiou a partilha constante de experiências.


Numa forte envolvência de compromisso formativo dinamizada ao longo das cinco horas reservadas à atividade, no âmbito do Plano Nacional da Formação de Treinadores, Jorge Castelo orientou momentos dedicados à vertente teórica e prática, promovidos de forma quase ininterrupta e sempre merecedores de particular interação no desenrolar do evento, o qual permitiu a obtenção de uma Unidade de Crédito aos técnicos participantes.

Por mais treinadores de sucesso

Jorge Castelo não tem dúvidas de que a região de Setúbal, à semelhança do panorama nacional, “tem boa formação de treinadores”, declarou o conceituado formador técnico, que comandou os quase 150 participantes ao longo da ação deste sábado, a qual considerou ser “mais um evento de intercâmbio de conhecimentos e ideias em relação ao processo de treino, no seio de um grupo com diferentes níveis de experiências”.

Um conjunto vasto de treinadores a quem foi reforçado o conhecimento e cujo “balanço positivo” decorreu de uma tarde em que o treino do futebol foi denominador comum, entre exercícios práticos a visarem diferentes aspetos.


Cinco horas de atividade que para Jorge Castelo permitiram, igualmente, renovar a motivação dos treinadores numa região que tem sempre bem presente o nome de José Mourinho, treinador renomado, que é uma referência para o universo AF Setúbal e incentivo para que se continue a projetar treinadores no plano nacional e internacional.

“Esse é o caminho que se deseja. Novas gerações de treinadores que sejam mais e melhores preparados para reforçar o nível qualitativo do técnico de futebol português”, apontou Jorge Castelo, antes de saudar a organização do evento promovido pela AF Setúbal, com a colaboração da ANTF.

Iniciativa muito importante

Entre os quase 150 treinadores, Carlos Grosso, técnico ligado ao Vitória FC, deu voz ao sentimento generalizado do grupo de participantes na ação formativa.

“Considero muito importante a realização desta iniciativa promovida pela AF Setúbal, que permite, igualmente, à associação dar seguimento à dinâmica dos cursos que realiza”, começou por apontar o treinador setubalense, qualificado com o Nível III.

Carlos Grosso, relevando o facto de a ação ter sido realizada no nosso distrito, cuja oportunidade foi sinónimo da significativa participação, vincou que este género de iniciativas são sempre bem-vindas em nome do conhecimento.


“Estamos sempre a aprender e o futebol está sempre a evoluir. Com os preletores de reconhecida qualidade a que a AF Setúbal nos tem habituado, estes momentos trazem-nos sempre mais algumas novidades e refrescam a memória, pelo que, reforço, a grande importância desta ação”, sustentou Carlos Grosso, desejando que novas iniciativas venham a ser dinamizadas na nossa região em nome dos treinadores.

Reforço para o crescimento da profissão

De acordo com o Coordenador Técnico Distrital da AF Setúbal, Tomás Pereira, “este tipo de ações são fundamentais para os treinadores, não só para garantir os créditos necessários para a renovação da cédula, bem como servir como fonte de inspiração e promover momentos de partilha e de discussão, fundamentais para o crescimento da profissão”, começou por avaliar.

“Enquanto entidade formadora, a AF Setúbal tem o dever e o prazer de organizar este tipo de eventos, sendo um orgulho enorme para nós registar a forte adesão ao evento”, destacou Tomás Pereira, evidenciando que a AF Setúbal quer “continuar a ser uma entidade de referência e de confiança de todos os clubes e treinadores do distrito”.

Nesse sentido, e de acordo com o coordenador técnico distrital, a estrutura associativa “continuará a dar oportunidade a todos os treinadores, sejam de futebol ou futsal, a reforçarem a sua formação”.

Um facto que será evidenciado a breve prazo, aquando da realização de uma nova formação específica (prática) de Futsal, a ser liderada pelo professor Jorge Braz (selecionador nacional).