O orgulho pela recente atribuição da condecoração municipal e as homenagens aos juízes sadinos promovidos foram alguns dos momentos que marcaram a cerimónia solene comemorativa dos 51 anos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, realizada na sexta-feira (dia 21), na sede da associação de classe filiada na AF Setúbal.

 

No evento festivo que reuniu cerca de meia centena de convidados, entre árbitros e demais responsáveis de instituições locais e nacionais, a representação da AF Setúbal foi liderada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso. José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem, Diamantino Pires, vice-presidente do órgão associativo, e Paulo Parreira (vogal) marcaram igualmente presença na celebração do aniversário do núcleo sadino.

 

Luís Ramos, presidente da Assembleia Geral do NAFCS, saudou a presença dos convidados e numa intervenção inicial não hesitou, desde logo, em realçar e reiterar o agradecimento, na presença do vereador do Desporto da autarquia, Pedro Pina, pela atribuição da Medalha de Honra da Cidade ao núcleo de árbitros setubalenses pela Câmara Municipal de Setúbal. Prestigiada distinção recebida no dia 15, por ocasião das comemorações do feriado concelhio e data do aniversário do NAFCS (15 de setembro de 1967).



Luís Ramos (presidente da AG do NAFCS), Maria das Dores Meira 

(presidente da CM Setúbal), Ricardo Figueiredo (presidente da Direção do NAFCS)

e João Lisboa (árbitro do NAFCS) nos Paços do Concelho da autarquia sadina, 

palco da cerimónia que distinguiu, no dia 15 de setembro, o Núcleo de Árbitros 

da Cidade de Setúbal com a Medalha de Honra da Cidade  



Condecoração que orgulha

 

No seu discurso solene, Ricardo Figueiredo, presidente da Direção do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, congratulou-se pela “evolução importante que o núcleo tem registado nos últimos anos”.

 

Uma evolução que tem vindo a acompanhar os novos tempos, onde as novas tecnologias se fazem sentir no âmbito da atuação do desporto e da arbitragem. Uma realidade que para o dirigente do NAFCS “tem contribuído para o processo evolutivo dos árbitros”.



 

Ricardo Figueiredo não dispensou elogios ao trabalho do seu antecessor, Luís Ramos, garantindo “a continuidade”, bem como à dinâmica e ao apoio regular por parte da estrutura da arbitragem distrital.

 

“A última época teve resultados muito positivos para a arbitragem da AF Setúbal e desejamos que a tendência se mantenha”, assinalou.

 

O líder diretivo do NAFCS, a quem coube receber a honrosa distinção municipal por parte da autarquia setubalense, renovou o agradecimento institucional. “Foi uma honra e orgulho ter tido o privilégio de receber a medalha em nome do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal”.

 

Ricardo Figueiredo desejou que a arbitragem local e distrital continue a crescer e se projete para uma dimensão nacional mais relevante.

 

 

O árbitro André Narciso foi homenageado pelo NAFCS

pela promoção à categoria C1 

 

Presidente da AF Setúbal relevou distinção

 

À saudação pela celebração dos 51 anos do NAFCS, “núcleo que, reconhecidamente, tem sabido imprimir um trabalho dedicado e meritório em nome da arbitragem local e distrital”, o presidente da Direção da AF Setúbal reforçou com “a merecida distinção que a Câmara Municipal de Setúbal concedeu ao Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal”.

 

Na sua intervenção, Francisco Cardoso enalteceu o Município setubalense, representado pelo vereador do Desporto, Pedro Pina, pela referida distinção e testemunhou elogiosamente as “importantes parcerias entre os núcleos de árbitros e as autarquias locais da nossa região, que permitem contribuir para que a arbitragem distrital tenha mais e melhores condições de trabalho em prol da atividade”.



Francisco Cardoso e Ricardo Figueiredo no momento da entrega 

da lembrança da AF Setúbal pelos 51 anos de vida do NAFCS


O presidente da AF Setúbal não deixou, igualmente, de reiterar que a associação distrital “continua a investir na qualidade dos nossos árbitros”.

 

“Desejamos que as promoções dos árbitros sejam reforçadas ano após ano. Queremos estar nas carruagens da frente da arbitragem e cimentar esse lugar”, manifestou Francisco Cardoso, renovando a felicitação por mais um aniversário do NAFCS.

 

 

“Fazia todo o sentido atribuir a medalha”

 

Pedro Pina, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, representou a edilidade sadina no evento festivo e não hesitou em assegurar que “fazia todo o sentido atribuir a Medalha de Honra da Cidade ao Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal”.

 

“Porque reconhece o trabalho e o mérito de todos aqueles que têm dado o seu contributo ao núcleo e porque é justo”, argumentou o autarca, realçando que o núcleo de árbitros de Setúbal “é um exemplo para o movimento associativo local, pela dinâmica que lhe é reconhecida”.

 

A garantia de que a possibilidade da mudança da sede do NAFCS para novas instalações “está ser analisada pela autarquia”, foi deixada pelo vereador, que valorizou os jovens árbitros.



Ricardo Figueiredo e o vereador Pedro Pina exibem lembrança 

da CM Setúbal por ocasião do 51.º aniversário do NAFCS


Pedro Pina, numa referência ao presidente da Direção da AF Setúbal, sublinhou o “convicto e continuado empenho” do dirigente na defesa do futebol distrital.

 

“Muitos parabéns ao Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal pelos seus 51 anos e a todos os que o representam”, felicitou o vereador.

 

Refira-se que no âmbito da representatividade das autarquias na cerimónia festiva, Maria José de Oliveira (Junta de Freguesia de S. Sebastião) felicitou o NAFCS pelo aniversário e pelo reconhecimento municipal que “muito orgulha a freguesia”.



Maria José de Oliveira presentou o NAFCS com um livro alusivo à cidade sadina    


A ambição de ver jovens árbitras a representar a freguesia foi igualmente desejo partilhado pela autarca da junta de S. Sebastião.  

 


O árbitro João Bernardo foi distinguido pelo NAFCS 

pela promoção à categoria C2 

 

 

APAF distribuiu elogios   

 

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, deu voz ao “grande orgulho que os árbitros sentem pela distinção atribuída pela Câmara de Setúbal ao Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal”.



Ricardo Figueiredo exibe placa alusiva aos 51 anos do NAFCS

oferecida por Luciano Gonçalves, presidente da APAF


Reconhecendo os méritos da Direção do núcleo presidido por Ricardo Figueiredo, “que continua na senda dos bons resultados”, Luciano Gonçalves felicitou o NAFCS pelo 51.º aniversário e confiou que a arbitragem setubalense vai recuperar o fulgor.

 

“A AF Setúbal, o seu Conselho de Arbitragem e os núcleos têm estado a fazer um grande trabalho nesse sentido”, apontou o líder nacional da classe, realçando “a imagem de seriedade” que é refletida.

 

 

CA destaca proximidade

 

José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal (CA), salientou, felicitando os 51 anos do NAFCS, que “cada vez que um núcleo de árbitros assinala o aniversário é mais um passo evolutivo para os árbitros”.

 

O presidente do CA reconheceu a prestigiada atribuição da medalha municipal e os apoios institucionais das autarquias à arbitragem, lembrando a parceria que existe em Setúbal, com o centro de treinos no Complexo Desportivo Municipal de Vale da Rosa.



José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal


As promoções de dois árbitros (André Narciso e João Bernardo) do NAFCS na época anterior foram igualmente destacadas por José Manuel Esteves, como “prova do bom trabalho”.      

 

O dirigente do CA vincou ainda a decisão que passa a permitir duas dispensas, por época, aos árbitros da AF Setúbal e o trabalho de proximidade que continuará a ser uma mais-valia.

 

Por seu turno, o Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal esteve representado pelo seu presidente Bruno Esteves.



O NAFAS, pelo seu presidente Bruno Esteves, felicitou

o núcleo de árbitros de Setúbal pelos 51 anos de vida


O dirigente felicitou o aniversário do núcleo sadino e saudou o trabalho de todos os que dele fazem parte.

 

Bruno Esteves destacou a importância formativa no seio dos núcleos e desejou que os jovens árbitros levem a sério o compromisso com a arbitragem.