A Associação Casa do Benfica na Charneca de Caparica celebrou este domingo, ao final da tarde, na sede social, o 13.º aniversário, numa cerimónia solene que reuniu mais de meia centena de convidados.

 

Com perto de 100 atletas inscritos na AF Setúbal, sobretudo nos patamares formativos, o emblema, fundado em 22 de abril de 2005, tem na prática desportiva e competitiva do futsal a sua expressão maior e isso mesmo foi sublinhado pela presidente da Direção da Casa do Benfica na Charneca, Alda Fidalgo, no seu discurso solene.



 

“Somos das poucas coletividades do distrito que tem uma significativa representatividade nos escalões de formação de futsal. Esta realidade e o trabalho desenvolvido na modalidade têm vindo a ser reconhecidos, nomeadamente pelas chamadas dos nossos jovens às seleções distritais e nacionais”, destacou, na sua intervenção, a dirigente da casa benfiquista charnequense.

 

Alda Fidalgo, não hesitou em lembrar que a dinâmica da atividade desportiva no seio da coletividade tem igualmente uma vertente relevante no que respeita à responsabilidade social.

 

“Apesar de todas as dificuldades inerentes, a Casa do Benfica na Charneca de Caparica tem uma intervenção social muito importante na freguesia.  

Muitos jovens não têm condições para suportar os encargos mas, em colaboração com a autarquia, temos conseguido, felizmente, ultrapassar essas dificuldades”, registou.

 

AF Setúbal enalteceu trabalho

 

Francisco Cardoso, que representou a AF Setúbal na sessão festiva do 13.º aniversário da Casa do Benfica na Charneca, não hesitou em assumir que a coletividade, apesar da juventude do seu historial, “é um dos pilares do futsal formativo do Universo AF Setúbal”.

 

O presidente da Direção da AF Setúbal, depois de enaltecer o trabalho que é feito no emblema, lembrou que a respetiva evolução qualitativa e quantitativa está, à semelhança de muitos outros filiados, dependente das infraestruturas que dispõem.



 


“A escassez de pavilhões desportivos é um problema comum na nossa região. Há que encontrar, com o apoio das autarquias locais, soluções adequadas para garantir a continuidade desta dinâmica e, assim, permitir aos jovens seguirem a atividade”, apontou Francisco Cardoso, antes de considerar que “só com mais e melhores condições é que o futsal formativo pode evoluir e ver reforçado o papel da variante no feminino, que carece de um renovado impulso”.


A valorização do trabalho realizado pelos dirigentes da coletividade charnequense, bem como a importância que o futsal tem no seio do clube, foi igualmente vincado pelos convidados representantes das autarquias locais (câmara e junta de freguesia), numa sessão festiva, onde se cantou, com entusiasmo e confiança no futuro, os parabéns pelos 13 anos de vida da Associação Casa do Benfica na Charneca de Caparica.