“Melhor era quase impossível”! A certeza do selecionador distrital da AF Setúbal ganha sustentabilidade na excelente demonstração que o jovem coletivo deixou patenteada ao longo dos quatro dias de competição referentes à edição 2108 do Torneio Nacional Interassociações de futsal sub-16, que terminou esta quinta-feira, em São João da Madeira, Aveiro.

 

A prestação competitiva resultou num pleno de quatro triunfos em outros tantos desafios disputados na prova federativa, observada de perto pelos técnicos nacionais de futsal, e que, à semelhança do critério de edições anteriores não foi revestida de qualquer componente classificativa oficial.

 

“Nas quatro partidas [ndr: AF Viseu, 0 – AF Setúbal, 5; AF Évora, 2 – AF Setúbal, 6; AF Setúbal, 4 – AF Vila Real, 2; AF Setúbal, 3 – AF Horta, 1] a nossa seleção exibiu uma superioridade face aos adversários em todos os momentos do jogo. Uma jornada competitiva excelente, que só não foi ainda melhor porque a eficácia na concretização não refletiu as muitas situações criadas para fazermos mais golos”, avaliou o experiente técnico, antes de avançar com justificados elogios aos jovens que orientou.



Vítor Sousa, selecionador distrital de futsal da AF Setúbal


“Conseguimos formar, mais uma vez, um grupo que revelou um grande potencial coletivo e individual. Todos os jogadores competiram com muita união, dedicação e respeito pelos adversários, o que acrescentou ainda mais valia ao conjunto”, destacou Vítor Sousa, que viu a nossa seleção terminar a prova com 18 golos marcados e apenas cinco sofridos, uma das segundas melhores defesas do torneio.


Refira-se que apenas quatro seleções (AF Setúbal, AF Porto, AF Braga e AF Aveiro) conseguiram contabilizar por triunfos os quatros jogos disputados, respetivamente, numa prova que reuniu 21 representações associativas.

 

“O jogador de futsal da região de Setúbal tem vindo, ao longo destes últimos anos, a reforçar o seu perfil competitivo. Encara qualquer oponente sem preconceitos, numa atitude positiva perante o jogo”, analisou o treinador distrital, que não deixou de realçar o comportamento exemplar dos atletas dentro – não foram admoestados com qualquer cartão disciplinar - e fora do recinto de jogo, onde passearam o emblema associativo com reconhecida distinção.

 

Por tudo isto, Vítor Sousa não hesitou em afirmar: “Quando os atletas têm este desempenho, revelador do grande trabalho desenvolvido nos respetivos emblemas, eles e os seus clubes, através dos seus responsáveis, só podem estar felizes. Aliás, os 12 representaram o universo do nosso futsal associativo e vincaram, numa montra nacional, o valor do futsal distrital que é espelhado na dinâmica formativa constante produzida no seio dos clubes”. "O futsal da nossa região está de parabéns".

 

A prestação da seleção sub-16 foi a terceira e derradeira representação competitiva da AF Setúbal no plano dos torneios interassociações da FPF na presente época, depois dos sub-18 masculinos e femininos. Três participações que Vítor Sousa não hesita em considerar “globalmente, muito positivas para o futsal da região”.

 

Diretor da AF Setúbal elogia comportamentos

 

Amadeu Mota, diretor da AF Setúbal, que assumiu a chefia da comitiva associativa no torneio realizado em São João da Madeira, assumiu que “a nossa instituição voltou, mais uma vez, a ter motivos para ver honrado e dignificado o seu estandarte”.

 

“No plano competitivo, a nossa seleção mostrou jovens executantes de grande nível, com virtualidades acima da média, que refletiram os resultados conseguidos. Uma imagem que foi acompanhada pelo comportamento social exemplar demonstrado pelo grupo, como, aliás, é sempre exigível pelos responsáveis associativos”, assegurou.

 

O diretor da AF Setúbal assume, portanto, que toda a comitiva soube prestigiar a instituição e os seus clubes filiados, universo que sai reforçado e com motivos para seguir a trabalhar com renovadas ambições em nome do futsal da região”.


Recorde-se que o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, já havia saudado a prestação dos nossos sub-16 pelo "brilhante resultado competitivo conseguido". 


"Que esta prestação fique na memória de todos quantos contribuíram para este desfecho. Este é mais um momento de reconhecimento pelo grande trabalho que os nossos clubes filiados continuam a dinamizar em nome do futsal da nossa região". "Parabéns a todos", registou o dirigente, numa mensagem enviada à comitiva, esta quinta-feira, após a conclusão do quarto e último jogo da seleção distrital.