Tarde cheia de entusiasmo à volta da celebração dos 30 anos de vida do Charneca de Caparica FC. No Auditório da União das Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, num ambiente que envolveu cerca de duas centenas de pessoas, a festa começou com o desfile de premiados com a atribuição dos “Trinar dos Canários”, a par da distinção a associados com 25 anos de filiação e outras homenagens, e culminou com a tradicional sessão solene.


 


Na presença da edil da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, a encabeçar a representatividade autárquica local, e do presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, entre responsáveis dos órgãos sociais do clube e demais individualidades ligadas ao concelho convidadas, o presidente da Direção do Charneca de Caparica FC libertou uma intervenção vincada pelo trabalho desenvolvido e os resultados conseguidos por uma coletividade que ano após ano tem sentido uma evolução significativa.


 




José Manuel Santos lembrou que “após a requalificação do relvado sintético em 2012, o Charneca de Caparica renasceu e emancipou-se de tal maneira que cometeu a proeza de subir de divisão em todos as suas equipas de futebol de onze”.

 

Essa projeção tem vindo a cimentar a posição do clube num plano de topo ao nível concelhio e distrital. Mas, o presidente charnequense não hesitou em alertar para as dores do crescimento.

 

“Queremos a curto prazo ter mais equipas de formação em campeonatos nacionais. Ambicionamos ter futebol feminino, mas as condições atuais não nos permite crescer. Necessitamos, urgentemente, de mais espaço”, reivindicou o líder do clube, “um dos maiores do concelho”.



 

Presidente da AF Setúbal saúda evolução

 

Francisco Cardoso, no seu discurso institucional, não deixou de começar por reconhecer a forte dinâmica desportiva do emblema.

 

“O Charneca de Caparica FC é hoje um dos três clubes do universo AF Setúbal com mais atletas inscritos, o que diz bem da forte componente formativa que envolve”, vincou o presidente associativo, depois de felicitar os dirigentes e demais charnequenses pelos 30 anos de vida da coletividade.

 

Francisco Cardoso reiterou, contudo, a ambição manifestada pelo presidente do clube. “Há que ter em conta os muitos jovens que desejam seguir a praticar o futebol no seio do Charneca. Por isso, é fundamental que, tão depressa quanto possível, seja encontrada uma solução que vá ao encontro da expetativa de todos, traduzida no alargamento do espaço destinado à prática desportiva e que, com isso, o clube possa igualmente abrir a porta ao futebol no feminino”, reforçou o líder diretivo da AF Setúbal.



 

Recorde-que o Charneca de Caparica Futebol Clube tem em 1 de janeiro de 1988 a sua data de fundação.

 

Por esta altura conta mais de 300 atletas inscritos na AF Setúbal, nos diversos escalões etários.