Dia de particular entusiasmo institucional foi celebrado este sábado, no Campo da Bela Vista, palco da cerimónia protocolar de entrega da Bandeira da Ética ao União Futebol Comércio e Indústria.

“Este é um momento que muito nos honra, pelo seu prestigiado simbolismo e por aquilo que representa para a comunidade desportiva no geral”, começou por salientar, com particular reconhecimento, o presidente da Direção do União Futebol Comércio e Indústria, Vítor Augusto, no âmbito da intervenção institucional.

Na presença de convidados em representação de instituições locais, regionais e nacionais, entre dirigentes e responsáveis do emblema, o líder diretivo do UF Comércio e Indústria sublinhou a importância da atividade desportiva revestida por comportamentos adequados, assegurando ser esse um dos propósitos da Direção do clube, o qual visa formar atletas e cidadãos de referência.

Vítor Augusto lembrou que o clube que dirige conta mais de 200 atletas e que a dinâmica promovida no seio da academia alvinegra envolve a preocupação de divulgar os princípios emanados pelo Plano Nacional da Ética no Desporto. “Temos realizado iniciativas em prol dos valores éticos, com todos quantos estão ligados ao clube”, registou.

Presidente da Direção do UF Comércio e Indústria, Vítor Augusto, ladeado pelos representantes das entidades convidadas vincou o momento de particular honra para o emblema sadino

Nesse sentido, o dirigente alvinegro garantiu que a atribuição da bandeira “é um meio, e não um fim, para continuar a fomentar as boas práticas”. E, por isso, “a Bandeira da Ética do UF Comércio e Indústria será hasteada em todos os jogos que realizarmos no nosso campo”, afirmou o dirigente, antes de revelar que o clube pretende criar “um gabinete da ética desportiva”.

Vítor Augusto não hesitou em agradecer a Filipe Palmeirinha e Jorge Correia, dois pais de atletas do clube que contribuíram de forma fundamental para a elaboração da candidatura do UF Comércio e Indústria à obtenção da Bandeira da Ética.

Refira-se que o projeto alvinegro apresentado junto do IPDJ/PNED foi sustentado em quatro frases-chave: “Ser Leal”; “Ser Honesto”; “Ser Respeitador”, e “Ser Feliz”, bem identificadas em vários pontos estratégicos nas instalações do campo de futebol sob o lema: “O nosso compromisso no campo da ética”.

Foi o reconhecimento da meritória iniciativa do emblema sadino, dedicada ao futebol formativo, que ganhou destaque nas palavras da Diretora do IPDJ na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na sua intervenção institucional que antecedeu a entrega da bandeira.

“Felicito o clube pelo trabalho desenvolvido, que sustenta um projeto definido. O que motiva este evento é o reflexo dessa caminhada”, começou por enaltecer Eduarda Marques.

Ao elogiar os compromissos do clube, a diretora do IPD lembrou que o projeto da Bandeira da Ética obedece a um conjunto de normas, mas, sobretudo, pretende ser um símbolo potenciador de vivências, no âmbito de “um processo de crescimento de pessoas através do associativismo”, que permita “formar cidadãos responsáveis e fomentar o respeito pelo outro e o espírito de grupo”.

Eduarda Marques, ao reiterar o agradecimento pelo trabalho e dedicação dos responsáveis do clube, desejou renovada força para continuarem a vincar os valores éticos, “porque esta bandeira é um ponto de partida”.

Jovens atletas do UF Comércio e Indústria exibem a prestigiada bandeira atribuída ao clube alvinegro


Terceira distinção para o universo associativo

Num espaço de oito dias, três emblemas filiados na AF Setúbal foram distinguidos com a entrega presencial da Bandeira da Ética, facto que o presidente da Direção da instituição distrital, não hesitou em sublinhar no evento dedicado ao UF Comércio e Indústria.

“As cerimónias realizadas, até este momento, são uma demonstração bem representativa da importância que os nossos clubes dão aos valores da ética e do trabalho que desenvolveram para conseguirem a distinção em causa, que muito honra e engrandece a AF Setúbal”, vincou Francisco Cardoso.

O líder associativo, num reconhecimento aos dirigentes que dão corpo à Direção do UF Comércio e Indústria, destacou o vigor e o compromisso que têm vincado ao serviço do clube, um dos emblemas fundadores da AF Setúbal. “O crescimento estrutural está à vista de todos. O processo de Certificação de Entidade Formadora, onde reforçaram as três estrelas, e a atribuição da Bandeira da Ética são desse caminho evolutivo bons exemplos”, realçou.

Francisco Cardoso, felicitando o UF Comércio e Indústria pela prestigiada distinção, reforçou que a AF Setúbal fica, naturalmente, sempre mais valorizada com o reflexo do bom trabalho que é promovido no seio dos clubes.

No âmbito das intervenções institucionais dos representantes das autarquias locais, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, felicitou o UF Comércio e Indústria pela atribuição da Bandeira da Ética, evidenciando “o mérito da Direção e de todos que acompanham a vida do clube”.

“A Câmara Municipal está orgulhosa”, testemunhou o autarca, antes de lembrar que o exercício prático da ética terá de ser efetivo. “Desejo que o desígnio simbolizado pela Bandeira da Ética seja de compromisso e sentido de responsabilidade de todas as instituições. Esse é o desafio, porque a ética é um imperativo”, declarou Pedro Pina, agradecendo o trabalho desenvolvido pelo UF Comércio e Indústria.

Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, assinalou a “importância de formar atletas, sendo o UF Comércio e Indústria um bom exemplo daquilo que são as virtudes do movimento associativo”.

O autarca, ao reconhecer a relevância do galardão atribuído, reforçou a necessidade de se concretizarem as ações em nome da ética e saudou o clube pela evolução qualitativa que tem vindo a ser registada nos últimos anos.

Registos partilhados no âmbito do evento realizado no relvado do Campo da Bela Vista, no qual marcou, igualmente, presença, Nuno Folques, representante da União de Freguesias de Setúbal.  

No final do evento a Bandeira da Ética foi hasteada no Campo da Bela Vista, momento que será repetido em dias de jogo

A cerimónia de entrega da Bandeira da Ética ao UF Comércio e Indústria decorreu de acordo com as orientações de segurança emanadas pelas autoridades competentes, devido à pandemia.